/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, janeiro 29, 2007

SAÚDE

Ameaça de pandemia da gripe aviária persistirá por anos, diz OMS

GENEBRA (Reuters) - O mundo vai precisar de anos para eliminar a gripe aviária, e a ameaça de uma pandemia humana vai existir enquanto o vírus estiver ativo nas aves, foi o que disse a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. "Enquanto o vírus (que causa a gripe aviária, o H5N1) continuar circulando nos pássaros, a ameaça de uma pandemia vai persistir. O mundo está a anos de controlá-la no setor avícola", disse ela em um pronunciamento à diretoria executiva da organização, formada por 34 países. Desde o ressurgimento da doença, em 2003, houve 267 casos de infecção em humanos, a maioria no Sudeste Asiático, sendo que 161 deles resultaram em mortes. Quase metade das mortes aconteceu em 2006, disse Chan. Embora a doença continue sendo uma enfermidade animal, ela não perdeu sua virulência nas oportunidades em que conseguiu passar para os seres humanos. A taxa de mortalidade em 2006 chegou a 70 por cento, enquanto a média nos três anos é de 60 por cento. A OMS já fez vários alertas de que o vírus, que foi detectado pela primeira vez em 1997 em Hong Kong, pode deflagrar uma pandemia global se sofrer mutações que lhe permitam ser transmitido de pessoa para pessoa. Por enquanto, todos os casos de infecção humana envolveram contato com animais infectados. Margaret Chan, que assumiu a liderança da OMS este mês, disse que é impossível prever quando, e se, essa mutação vai ocorrer. "Os vírus da gripe são conhecidos por serem instáveis e caprichosos. É impossível prever seu comportamento", disse ela à diretoria, que se reúne duas vezes por ano. "A mensagem é simples: não podemos baixar a guarda. "A gripe aviária é um dos principais assuntos da agenda do encontro da diretoria, que também discutiu outras doenças infecciosas como a Aids, a malária e a tuberculose, além de enfermidades crônicas como o diabetes e as doenças cardíacas. Também será definido o orçamento da entidade para 2008-2009.
Saiba mais sobre a doença
Gripe é o nome utilizado para a doença causada pelo vírus da influenza. Infecções respiratórias agudas, desde as mais leves até as mais graves, podem ter como causa mais de 300 tipos diferentes de vírus. O vírus da influenza é apenas um e causa uma doença, em geral, auto-limitada e contagiosa, mas que se propaga com bastante rapidez.
Epidemias pelo mundo
A
gripe espanhola apareceu (entre 1918-1919) no final da I Guerra Mundial e, em menos de um ano, matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. A epidemia foi tão severa que nos Estados Unidos, onde um quarto da população foi infectada, 675 mil pessoas morreram, e a expectativa de vida caiu 10%. A doença chegou ao Brasil provavelmente em setembro de 1918. Dois meses depois, já havia se alastrado por todo o país. Em apenas um mês, no Rio de Janeiro, morreram 15 mil pessoas. Entre as vítimas estava o presidente da República Rodrigues Alves.
1968 - A gripe de Hong Kong ganhou o mundo e matou mais de 46 mil pessoas. O vírus foi transmitido das aves para os seres humanos.
1997 - Um surto da doença causado pelo vírus H5N1, cujo primeiro caso foi registrado em maio, causou quatro mortes em Hong Kong. O H5N1 era um vírus conhecido, mas até aquele momento só afetava as aves. Uma mutação genética tornou-o transmissível também para os humanos, assustando a sua população e deixando os virologistas em estado de alerta. O governo teve de sacrificar 1,4 milhão de aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */