/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, janeiro 27, 2007

GRANDES NOMES DA MPB (Para sab.e dom.)

TOM JOBIM ESTARIA FAZENDO 80 ANOS.
O compositor Tom Jobim, em foto tirada no ano em que morreu, 1994.
O maestro, cantor e compositor carioca Antonio Carlos Brasileiro Jobim completaria 80 anos na ultima quinta-feira (25), aniversário de São Paulo. Tom Jobim foi um dos inventores da bossa nova e o mais expressivo compositor da música popular brasileira, criador de clássicos como "Garota de Ipanema" e "Águas de Março".
Suas composições incorporaram à música brasileira influências do jazz americano e da música clássica, especialmente de Debussy e Villa-Lobos, com quem Jobim foi freqüentemente comparado no início da carreira.
Sua primeira música gravada foi "Incerteza", em 1953, parceria com Newton Mendonça, com quem mais tarde comporia "Desafinado", mas o primeiro sucesso só aconteceu no ano seguinte, com "Tereza da Praia", parceria com Billy Blanco, interpretada em dueto por Dick Farney e Lúcio Alves. Em 1956, Jobim musicou a peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, trabalho que inaugurou uma das mais férteis parcerias da música brasileira. O sucesso "Se Todos Fossem Iguais a Você" é dessa peça.
Em 1958, o compositor gravou o disco considerado o marco inicial da bossa nova, "Canção do Amor Demais", com a cantora Elizeth Cardoso. Nesse disco, em que João Gilberto aparece apenas como violonista em algumas faixas, surgem já as primeiras harmonias e orquestrações mais tarde consagradas pelo gênero que se tornou sinônimo de Brasil no exterior.
Apesar de grande cantora, Elizeth estava ainda demasiadamente presa à tradição interpretativa derramada do samba-canção para levar a cabo as inovações que a bossa nova exigia. No mesmo ano, é relançada em compacto a faixa "Chega de Saudade", e "Canção do Amor Demais", em gravação de João Gilberto, com sua voz contida e violão sincopado. E é nessa gravação que se pode ouvir a bossa nova já em plena forma.
Em 1962, Tom Jobim fez sua primeira viagem aos EUA para apresentar um espetáculo de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York. O show causou grande comoção entre músicos americanos, que se apressaram a aderir ao movimento.
Nos anos seguintes, figurões como Frank Sinatra, Quincy Jones, Stan Getz, Cannonball Adderley, Dave Brubeck, Paul Desmond e até Elvis Presley se aventuraram com graus de sucesso variáveis no terreno do "brazilian jazz", nome pelo qual o gênero inventado por Jobim é também conhecido nos EUA.
As célebres colaborações de Jobim com Getz no disco "Getz/Gilberto", de 1963, que traz a primeira gravação de "Garota de Ipanema", e com Sinatra, em 1967, colocaram o compositor brasilero entre os grandes nomes da música internacional. O disco "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim" foi o segundo disco mais vendido nesse ano nos EUA, onde o carioca chegou a ser chamado de "Gershwin brasileiro".
Durante a década de 70, a música de Jobim passou a refletir uma maior influência de compositores clássicos, especialmente Villa-Lobos, em composições instrumentais de discos como "Matita Perê" e "Urubu".
Mas a canção popular continuou sendo de importância central na obra do compositor, que, na mesma época gravou ótimos discos em parceria com as cantoras Elis Regina e Miúcha e o músico Edu Lobo.
Em 1987, o compositor lançou "Passarim", que traz, além da faixa-título, a melancólica "Anos Dourados", que entrou na trilha do seriado homônimo da Globo, e "Gabriela", em que o compositor desenvolve, como numa suíte clássica, o tema da canção "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi. Essa música foi trilha da versão cinematográfica do romance "Gabriela", de Jorge Amado.
"Antonio Brasileiro", seu último disco, foi lançado em 1994, e conta com a participação do cantor inglês Sting na regravação de "Insensatez". O disco traz também "Piano na Mangueira", parceria com Chico Buarque.
Jobim morreu no dia 8 de dezembro 1994, em Nova York, no hospital Mount Sinai, durante uma angioplastia. Seu corpo foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */