/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, janeiro 25, 2007

BLOGTUR (RGN)

GENIPABU: ÉDEN DE AREIA
Conheça no Rio Grande do Norte a praia que lembra um oásis no meio do deserto, com direito a aventura pelas dunas, aerobunda e passeios em dromedários.Dunas gigantes fazem do lugar um parque natural de diversões.
Dunas gigantes, águas cristalinas de lagoas e marés, arrecifes e cajueiros riscam a paisagem de uma das praias mais visitadas do Rio Grande do Norte. Localizada a 24 quilômetros de Natal, no município de Extremoz, Genipabu é um parque de diversões da natureza preservado e exótico. Antes de tudo, a especialidade da região é roubar adrenalina de quem topa desbravar as dunas e responde positivamente à primeira pergunta dos condutores de bugue: "com ou sem emoção?". Ágeis e experientes, os bugueiros sobem e descem em alta velocidade na brincadeira de cortar os bancos de areia de mais de 50 metros, uma verdadeira montanha-russa natural. No entanto, se você não é adepto a extravagâncias deste tipo, a dica é contemplar o passeio pelas dunas na paz, fazer uma parada no alto da montanha e observar a imensidão da vista para a lagoa cercada da areia branquinha de Genipabu. Seja como for, não há nenhum perigo nas manobras radicais do passeio, o pior que pode acontecer é o vento fazer você degustar alguns grãos de areia. O passeio de uma hora custa R$ 140 e o bugue comporta até quatro adultos.
Lagoa de Genipabu: A parte de mata do Parque Água das Dunas abriga espécies arbóreas como pau-brasil, pau-ferro, pau-d´arco e gameleira, além de bromélias, orquídeas e trepadeiras que colorem e perfumam o ar. As águas claras da Lagoa de Genipabu se preenchem de jangadinhas que fazem par com o entardecer, um dos principais cartões postais de Natal. Situada a 16 quilômetros de distância, a Lagoa de Pitangui é outra opção de passeio, com pedalinhos, caiaques e quiosques com mesas dentro d´água.
A região também é famosa pelos dromedários (foto) que pairam sobre as areias e fazem você se sentir no deserto, inclusive é possível se fantasiar de árabe para tirar fotos na corcova do animal. Passeios de 10 minutos por R$ 25,00. É possível experimentar um pouco mais de ação em divertidas descidas de aerobunda nas dunas que guardam a Lagoa de Jacumã. Trata-se de uma prancha de madeira sustentada por cabos que vão do topo da montanha até a água, onde você toma um banhão quando sua bunda aterrissa, daí o nome. Para o trajeto ficar ainda mais emocionante, os organizadores balançam os cabos e fazem você ter que se equilibrar. Outra opção de aventura é o passeio de ultraleve que sai de Genipabu e passa por uma série de praias do litoral potiguar. Do alto, se vê a união do azul do mar com as areias branquinhas, as lagoas e o verde dos coqueiros. É necessário confirmar o horário em qualquer uma das pousadas ou no seu próprio hotel.
Mas se você prefere ficar no esquema guarda-sol, espreguiçadeira, mar e castelo de areia, opções não vão faltar. A menos de 15 quilômetros, você encontra praias paradisíacas rodeadas por dunas e cheias de recifes, além da praia de Genipabu. Por exemplo, a Praia da Redinha possui infra-estrutura e abriga a igreja Nossa Senhora dos Navegantes, que promove a procissão dos barcos no dia 20 de janeiro. Outra praia gostosa de passar o dia é Graçandu, com piscinas naturais entre os corais e casas de veraneio. Há ainda praias como as de Porto Mirim, Pitangui e Muriú. Como chegar:Via aérea: linhas de ônibus, vans e táxis fazem o trajeto de Natal, que se localiza a 24 km de Genipabu, pela estrada da Redinha.Via Marítima: há balsas que partem do Porto de Natal até a Praia da Redinha.Via Rodoviária: O acesso se dá pela mesmo estrada da Redinha, pela ponte de Igapó.
Amanhã, acompanhe a 3a. reportagem da série: "Terra pede socorro".

Um comentário:

  1. Agradeço a linda reportagem de Genipabu na minha querida Natal.
    Está na hora dos brasileiros perceberem que vivem no mais belo país do mundo.
    Edvaldo de Oliveira, Natal - (RGN)

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */