/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, janeiro 05, 2007

AVENTURA (balão)

MILIONÁRIO CONSEGUE DAR A VOLTA AO MUNDO EM BALÃONo dia 2 de julho de 2002, Steve Fossett completou a sua viagem depois de dar a volta ao mundo em um balão, na sua sexta tentativa.
O milionário Steve Fossett chegou à Austrália na terça-feira e se tornou o primeiro homem a dar a volta ao mundo sozinho em um balão. O americano de 58 anos precisou de seis tentativas para conseguir completar a viagem. Durante 13 dias no ar, Fossett percorreu mais de 30 mil quilômetros e terminou a volta ao mundo no mesmo lugar onde começou. "É um momento maravilhoso para mim", disse o milionário ao anunciar o fim da viagem ao controle da missão. "É um enorme alívio e uma satisfação." Vento. A última tentativa frustrada de Fossett acabou no Rio Grande do Sul, depois de uma queda. Na segunda-feira, o milionário chegou a atingir uma velocidade de 300 quilômetros por hora sobre o Oceano Índico. De acordo com o centro de controle da Universidade Washington, em Saint Louis, nos Estados Unidos, Fossett deveria pousar no oeste da Austrália, mas o vento empurrou o balão para o sul.O milionário escolheu a região subtropical do Hemisfério Sul para aproveitar os ventos com direção leste. Fossett sobrevoou todo o Pacífico, a Ilha de Páscoa e o sul da América Latina. Já sobre o Atlântico, desviou-se para o sul e passou ao sul da África, para então atingir o Oceano Índico. Durante o tempo em que Fossett preparou sua viagem, o suíço Bertrand Piccard e o inglês Brian Jones conseguiram juntos dar a volta ao mundo em um balão, em 1999. Fossett continuou se concentrando no vôo solo.

Da ficção a realidade: Certamente inspirados no livro A volta ao mundo em oitenta dias, do escritor francês Júlio Verne, lançado em 1873, Steve Fosset e outros aventureiros tentaram superar esse desafio.
O livro conta a história de um
inglês, Phileas Fogg, que tinha uma vida regrada e solitária, mas com muito dinheiro e, devido a uma aposta com seus amigos de jogo, resolve dar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado apenas de seu fiel empregado. Nessa viagem, viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do mundo. Esta história já foi traduzida para diversas línguas e por causa dela, muitos ingleses já deram a volta ao mundo, também inspirado pelo filme de muito sucesso que contou no elenco com Cantinflas, Shirley McLaine, David Niven, Marlene Dietrich e outros grandes nomes.
Embora muitos dos livros lançados tragam em suas capas a foto de um
balão, não há momento algum na história em que os personagens se utilizem dele. Em certa ocasião, Phileas Fogg cogita o uso de um balão, mas a idéia fica só na imaginação.

Um comentário:

  1. Estive viajando neste fim de ano. Quando cheguei procurei acompanhar os blogs que havia deixado de ler.
    Acho que seu blogs deveriam fazer parte da programação pedagógica das
    nossas escolas.
    P.C.F. (Amparo)

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */