/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, dezembro 10, 2006

FIQUE POR DENTRO...

Ecologia
ONDE ESTÁ LOCALIZADA A CAMADA DE OZÔNIO?
A camada de ozônio é uma espécie de filtro natural locazado na estratosfera, a uma altura que varia de 20 a 40 quilômetros da superfície da Terra, e sem ela a vida não seria possível. O ozônio é um gás cujas moléculas contêm três átomos de oxigênio, um a mais do que o ar que repiramos, e sua função é proteger o nosso planeta das radiações ultravioleta emitidas pelo Sol. Diversas atividades do homem, como o uso de clorofluorcarbonetos, são as principais responsáveis pela diminuição da camada de ozônio. Em 1985, os cientistas detectaram que o equilíbrio da atmosfera estava sendo alterado. Na Antártida a espessura dessa camada estava sofrendo grande redução. Esse fenômeno, denominado buraco na camada de ozônio, está em contínua expansão e vem sendo detectado com bastante frequência.
QUIZ...1- Qual é a unidade de medida para avaliar a camada de ozônio? Quiz...2- O que são clorofluorcarboretos?
Informação: Em 1987, representantes de 40 países assinaram no Canadá o Protocolo de Montreal (foto), com a finalidade de prever medidas de âmbito internacional para a preservação da camada de ozônio.
Respostas do QUIZ: 1- A espessura da camada de ozônio é medida em Dobson, unidade que corresponde à centésima parte de um milimetro. 2- Os CFC são gases formados por carbono, flúor e cloro e costumam ser empregados em diversas indústrias, nos aerossóis e nos equipamentos de refigeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */