/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, setembro 09, 2006

Sede do BAC, primeiro clube de Pelé, é demolida


Ainda hoje, se discute se a frase "O Brasil é um país sem memória", foi mesmo pronunciada pelo General Charles De Gaulle, grande líder francês já falecido. O fato, e seja lá quem a pronunciou, ela vai cada vez mais se consolidando. No nosso Blog da última 6a.feira,lamentamos o vultoso roubo que atingiu o setor de obras raras, do maior símbolos da nossa cultura, a Biblioteca Mário de Andrade, que está comemorando 80 anos. No mesmo artigo, falamos que o Ministério Público, vem apurando irregularidades administrativas com desvios de recursos do Estado no Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu da Casa Brasileira (MBC).
Ainda nem refeitos desses lamentáveis acontecimentos,eis que surge outra notícia que confirma a nossa falta de memória, e cultura televisiva. Depois de 87 anos, a sede do Bauru Atlético Clube, onde Pelé fez suas primeiras jogadas de futebol, está em demolição. O imóvel foi vendido em junho, por 4 milhões de reais, a um Grupo da cidade de Marília, que ali vai construir um hipermercado. No Brasil é raro, mas as vezes aparece um herói nessas ações já rotineiras. No caso do Baquinho, o nome desse benemérito é Arlindo Marques Figueiredo, sócio e ex-presidente do clube, que é contrário a solução dada e pede a anulação da escitura.
Nos últimos anos, restava apenas uma parte do gramado onde o "Rei" começou a jogar, e de onde saiu para encantar o mundo com o seu insuperável futebol, quer vestindo a camisa do Santos, ou da Seleção Brasileira. Foi sem dúvida o nosso maior divulgador positivo de todos os tempos. Que ironia! O campo em que ele começou a mostrar a sua arte, vai virar um hipermercado. Pobre Brasil...
Mas ainda resta uma possibilidade de se atenuar o mal. "O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru", está apresentando uma solução intermediária, ao invés de tombar o imóvel, e por que não?, está propondo ao grupo comprador que reserve um espaço no local para instalar um "memorial" a Pelé e ao clube. (R.I.K.J.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */