/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, setembro 17, 2006

Em 66 uma Copa encomendada

Não ficaria bem para o país que inventou o futebol, não ter vencido uma única Copa, das sete que já haviam sido disputadas até 1966. Quando naquele ano, a Inglaterra promoveu o oitavo mundial, tudo levava a crer, menos para os mais afoitos, que havia chegado o momento de a Inglaterra erguer a taça Jules Rimet. Como de costume, nossos cronistas esportivos, e a maioria dos nossos torcedores, já estavam certos que iríamos conquistar o tri, a exemplo do “hexa”, na recente copa disputada na Alemanha. Também essa certeza, contaminou a Agência Marcoplo, que promoveu a nossa excursão, para chegarmos no dia 20 à Inglaterra, depois da primeira fase. Presumiram que o Brasil passaria fácil, pelas equipes do seu grupo, cuja sede era a cidade de Liverpool, terra dos Beatles: Vencemos o primeiro jogo: 2 a 0 na Bulgária, perdemos para a Hungria 3 a 1, e fomos despachados por Portugal; 3 a 1 em (19/7).
Quando chegamos a Londres, a nossa Seleção já estava desclassificada e retornando ao Brasil. Aproveitamos os ingressos, e fomos assistir em Liverpool a dois jogos: um pelas oitavas de final: Portugal, 5 X Coréia do Norte, 3 e um pela semifinal: Alemanha Ocidental, 2 X URSS (atual Rússia), 1. Fomos conhecer o Templo do Futebol, o Estádio de Wembley, na disputa de 3º lugar: Portugal, 2 X URSS, 1. No dia 30 de julho, um sábado, frustrado, por não ver uma final de Copa, com a presença do Brasil, por outro lado não poderia perder a rara oportunidade de assistir a decisão de um mundial,no caso, entre Inglaterra e Alemanha Ocidental. A beleza de Wembley lotado e a perfeição do seu gramado, não foram tratados à altura pelos finalistas.Houve muita correria, mas pouca técnica. Depois de 2 a 2 no tempo normal de um jogo de cartas marcadas, houve uma prorrogação de 30 minutos. Com melhor preparo físico, e ajuda da arbitragem a Inglaterra marcou mais dois gols e venceu por 4 a 2, sagrando-se campeã mundial de 66. Coube ao capitão Bobby Moore, dirigir-se à Tribuna de Honra para receber das mãos da Rainha Elizabeth II (única pessoa vestida amarelo em todo o estádio) a cobiçada Taça Jules Rimet.

Nesta foto, o gol mais polêmico da história de todas as Copas. Ele possibilitou à Inglaterra chegar ao empate,forçando a prorrogação. Nem quem estava perto do lance como eu, milhares de torcedores, imagens de televisão e cinema, pode dizer que a bola ultrapassou a linha de gol. A bola foi chutada com força por Peters, bateu no travessão, e quicou do lado de fora da linha do gol. Mas o árbitro suíço Gottfried Dienst e seu auxiliar, foram os únicos a vê-lo em Wembley. Com essa e outras ajudas, mesmo realizando fraca campanha, a Inglaterra conseguiu ganhar seu primeiro e único titulo mundial. Mas se houve alguém que fez jus à taça foi o arbitro suíço. Com certeza, foi ele que inspirou Márcio Resende de Freitas, na inversão de muitos titulos: Botafogo em 95, e Corinthians em 2005.

Um comentário:

  1. Pois é, podemos adicionar a essa lista o título da Argentina de 1978, que foi um dos maiores escândalos da história do futebol mundial, com a compra de resultado em cima da seleção Peruana... Lamentável para a Argentina (que pagou!), mas muito pior para o Peru (que se vendeu!).

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */